top of page

SOBRE

O IFT é gerenciado pelo Prof. Dr. Osvaldo Negrini Neto e pelo Prof. Eduardo Zocchi, físicos e ex-peritos criminais da Polícia Científica de São Paulo.

DIRETORES

osvaldo.jpg
Osvaldo Negrini Neto
negrini@iftpericiasforenses.com 

    Físico com Doutorado e Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo. Professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo e Perito Criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo (ICSP), de 1974 a 2010. Atuou como Diretor Científico do ICSP de 1994 a 2009. Especialização em Física Médica pela PUCSP (1987). Especialização em Scanning Electron Microscopy in Forensic Analysis pelo Forensic Science Service, Inglaterra. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Partículas e Campos e Física Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria quântica de campos, física teórica e espectroscopia de massas. Na área forense, atua como perito e assistente técnico em criminalística, acidentes, balística, laboratórios de química e física forenses. Foi relator de mais de dez mil laudos periciais, entre os quais o do "massacre do Carandiru” (1992). Também é membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e da Sociedade Brasileira de Física. Atualmente, é pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN - na área da Ciência Forense Nuclear.

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Osvaldo Negrini Neto) (cnpq.br)

Edu2.jpg

     Físico formado pela Universidade Mackenzie. Diversos cursos de pós graduação no Brasil e na Inglaterra, pelo Imperial College of Science and Technology. Perito Criminal formado pela Academia de Polícia de São Paulo. Ex- Perito Criminal da Polícia Científica de São Paulo. Concedeu diversas entrevistas para redes de televisão (Globo, Record, Band) acerca de assuntos periciais, envolvendo casos de grande repercussão. Professor especialista em Fotografia Publicitária, Pericial e Forense, Professor da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, Professor da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing; UNICID - Universidade Cidade de São Paulo, Impacta Tecnologia, Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, professor de cursos in-company para empresas como Petrobrás, Yamaha do Brasil, ABRACICLO e diversas outras empresas. Capitão Amador, Divemaster e Professor de Fotografia Submarina. Especializado em consultoria e sinistros na área náutica.

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Eduardo Zocchi) (cnpq.br)

COLABORADORES

Marcelo.jpeg

Marcelo Siqueira BuenoEngenheiro Industrial / Mecânico, pós graduado em Engenharia de segurança do trabalho, com mestrado em Engenharia mecânica - concentração em pesquisas na área de produção. Especialista com mais de 15 anos de experiência em planejamento, coordenação e supervisão de perícias de engenharia mecânica e naval e em regulação de sinistros de cascos marítimos; industriais e grandes riscos.'

eduardo burzlaff.png

Eduardo Burzlaff - Engenheiro Eletricista e Eletrônico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA (Administração de Empresas) pela FAAP, 36 anos de experiência, voltados a projetos de grande porte para indústrias. Especialista em exames, vistorias, avaliações e perícias judiciais/ extrajudiciais de higiene industrial (periculosidade, insalubridade e previdenciária) e de sistemas de prevenção e combate a incêndio. Perito Judicial pela APEJESP (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo)- reg. 2154.

breim.png

Paulo César Breim – Perito Judicial em Tecnologia da Informação e com carreira de 42 anos em tecnologia de informática. Possui larga experiência em sistemas de informação, internet, protocolos de comunicação, criptografia, segurança e auditoria. Fundador de empresas especializadas em comunicação de dados e serviços financeiros que tem com o objetivo de fornecer, desenvolver e dar suporte a Sistemas de Transações Eletrônicas Seguras, para o mercado bancário, como o Home Banking e Internet Banking, atendendo grande parte do mercado Sul-americano. Criou a tecnologia RCL (Remote Control Language), utilizada por quase todos os bancos, no processo de criação de Home Banking e Internet Banking. Em 1991, criou o primeiro sistema de transmissão wireless para pagers, permitindo que os bancos enviassem saldos e extratos bancários em tempo real, migrando posteriormente para celulares. Detectou o primeiro vírus de computador localizado no Brasil, e produziu a primeira vacina para eliminá-lo nas instalações do Unibanco. COnferencista. É membro associado, fundador da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet – São Paulo (abranet.sp).e da ISOC-BR - Internet Society Brasil e Internacional

Rodrigo K._edited.jpg

Rodrigo Kleinübing -  Consultor em Acidentes de Trânsito, Acidentes do Trabalho, Incêndios em Veículos e Fraudes contra Seguradoras - Engenheiro Mecânico - PUCRS (1993); Formação de Perito Criminalístico Engenheiro - ACADEPOL/RS (1996); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - PUCRS (1999) e em Engenharia de Avaliações e Perícias - UFRGS (2002);

Especialista em Acidentes de Trânsito pela Associação Brasileira de Criminalística - ABC (2007); Curso de Reconstituição da Dinâmica em Atropelamento de Pedestre pela Northwestern University Center for Public Safety (2011); Perito Criminalístico Engenheiro do RS (1997-2020); Professor de Perícias em Acidentes de Trânsito na ACADEPOL/RS e no Instituto-Geral de Perícias/RS (desde 1998); Ex-Chefe da Divisão de Engenharia Legal e do Setor de Acidentes de Trânsito (2003-2005) do Departamento de Criminalística/IGP/RS (1999); Palestrante e Professor em Cursos, Congressos e Seminários de Criminalística e de Acidentes de Trânsito em nível nacional (desde 2000); Idealizador e Coordenador-Geral do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense da ABC (2006); Diretor de Eventos Técnicos da ABC (2007-2009); Instrutor em Perícias de Acidentes de Trânsito na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - SENASP/MJ (2008-2009), na Federação Nacional das Associações de DETRAN - FENASDETRAN (desde 2010) e na Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU (2011); Professor de Engenharia Forense e de Acidentes de Trânsito em Cursos de Pós-Graduação em Perícias Criminais IDEAP/AP (2007), ESAMAZ/PA (2008) e Universidade Castelo Branco/RJ (2008-2012); Coautor do livro INCÊNDIOS E EXPLOSIVOS - Uma Introdução à Engenharia Forense, 2a Edição, Editora Millennium (2019); Colaborador do livro CRIMINALÍSTICA - Procedimentos e Metodologias, 3a Edição (2019); Coautor do livro DINÂMICA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO - Análises, Reconstruções e Prevenção, 4a Edição, Editora Millennium (2011); Assistente Técnico da Mercedes Benz do Brasil e da Daimler AG Alemanha.

ASSESSORES CIENTÍFICOS

Anderson.png

Prof. Dr. Anderson de Freitas – Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (1997) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2007). Curso executivo de gerenciamento e liderança na SLOAN-MIT (2014). Atuou coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e vice coordenador da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, faz parte do quadro de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Métodos de Diagnóstico Ópticos, sua principal linha de pesquisa é a Tomografia por Coerência Óptica (OCT) e análise de padrões de speckle atuando nas seguintes áreas: dermatologia, odontologia, oftalmologia. Atua também na área de microfluídica, e aplicações de lasers de femtossegundos em ablação de materiais.

Sarkis.png

Prof. Dr. Jorge Eduardo de Souza Sarkis – Pesquisador Titular do Intituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Chefe do Grupo de Caracterização Química e Isotópica. Professor do curso de Pós Graduação em Tecnologia Nuclear, IPEN, desde 1993.Formado em 1977 no curso de Química da Universidade Federal Fluminense com cursos pós-graduação em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro (1978). Mestre e Doutor em Tecnologia Nuclear com ênfase em aplicações nucleares da técnica de espectrometria de massas. Desenvolveu seu Doutoramento, forma sanduíche, em espectrometria de massas termiônica (TIMS) aplicada à química nuclear no Kernforschungszentrum Karlsruhe, Alemanha (1984-1986). Em 1993 fez pós-doutoramento na técnica de espectrometria de massas com fonte de plasma indutivamente acoplado (ICPMS) no National Environmental Research Council, University of London, Inglaterra. Em 1999 fez estágio de pós-doutoramento, também em espectrometria de massas (TIMS e ICPMS), agora na área forense nuclear no Los Alamos National Laboratory, New Mexico, Estados Unidos. Atua na área Forense Nuclear , Química Nuclear , Química Analítica , com ênfase em aplicações da técnica de ICPMS na análise de elementos traços em diferentes tipos de matrizes. Desde 2007 vem trabalhando junto a Agência Internacional de Energia Atômica na área forense nuclear. Membro do Conselho Assessor da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro eleito do Cooperation International on Traceability in Analytical Chemistry, França.

Heloisa_edited.jpg

Profa. Dra. Eloisa Aurora Auler Bittencourt - Doutora em Ciência/Biologia Molecular e mestre em Morfologia/Genética Humana pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, Bacharel em Biologia, modalidade médica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Especializou-se em Citogenética Humana pela Universidade de São Paulo. Como Perito Criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo, exerceu o cargo de Assistente e Diretora do Núcleo de Biologia e Bioquímica/Laboratório de DNA. Foi membro integrante do Programa de Implantação do Banco Nacional de Perfis de DNA Criminal no Brasil desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Atualmente realiza Auditorias de Gestão da Qualidade para Laboratórios de DNA. É docente da Academia de Policia Civil do Estado de São Paulo, na unidade de Criminalística, com ênfase na identificação humana pelas técnicas de DNA e professora colaboradora e orientadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

bottom of page